EXERCÍCIOS
1- Apresente as características de um bom nucleófilo.
2- Apresente as características de um
bom grupo de saída.
3- Qual o produto de reação do trans-axial-1,2-dibromociclo-hexano
com zinco?
4- Por quê um grupo volumoso na posição 2 da piridina diminui a sua
nucleofilicidade?
5- Dê 3 exemplos de reação de substituição nucleofílica (SN2) que
não foram apresentadas em sala de aula.
6- Quem é mais nucleofílico a p-metóxi-anilina
ou a p-nitro-anilina?
7- Apresente em cada par o melhor nucleófilo. Explique
a) Iodeto ou cloreto
b) água ou hidróxido
8- Por quê bases fortes favorecem
as reações de eliminação frente as reações de substituição?
9- O que você entende por assistência anquimérica. Dê um exemplo que não foi
mostrado em sala de aula.
10-
Em 15 linhas de texto faça um resumo do que
você aprendeu sobre reações de substituição e de eliminação.
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